domingo, 11 de julho de 2010

Porão do Palacete Pedro Osório receberá exposição de artistas bajeenses

Do dia nove até o dia 30 de julho, a Galeria do Porão do Palacete Pedro Osório recebe exposição dos artistas bageenses Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, Carlos Scliar e Glauco Rodrigues. Todos são integrantes do Grupo Gravura de Bagé. As obras expostas compõem o acervo do Museu da Gravura Brasileira, que pertence à Universidade da Região da Campanha – Urcamp. A inauguração acontece dia 9h às 18h.

Um pouco da história do Grupo

O Grupo de Bagé foi um grupo de artistas atuantes em Bagé e Porto Alegre importante para a atualização da arte sulina entre os anos 40 e 50. Sua atuação é reconhecida também como uma contribuição significativa para a democratização da arte brasileira.

O nome do grupo nasceu após uma exposição realizada em Porto Alegre em 1928, na galeria do Correio do Povo, quando eles foram chamados de "os novos de Bagé" pela imprensa local.

Defendiam a popularização da arte através da abordagem de temas sociais e regionais, num estilo figurativo realista com traços expressionistas. O Grupo foi uma influência direta para a formação do Clube de Gravura de Bagé e do Clube de Gravura de Porto Alegre que renovaram as artes gráficas brasileiras nos anos 50 através de uma proposta semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário