quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reunião da Associação de Cidades Históricas em Pelotas




A Associação de Cidades Históricas do Rio Grande do Sul, reuniu-se em Pelotas no último dia 28 de maio (sexta) no salão nobre da Prefeitura Municipal com a presença dos prefeitos de Bagé, Luís Eduardo Colombo - Dudu, e de Jaguarão, Cláudio Martins. Do vice-prefeito de Rio Grande, Adinelson Troca, da secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita de Oliveira e de representantes das cidades de Piratini e Caçapava do Sul. O secretário de Turismo de Pelotas, Marcelo Mazza, foi o articulador desta segunda reunião que contou ainda com representates da secretaria de Cultura do município, tendo em vista que o secretário de cultura estava participando de evento no Centro de Eventos da FENADOCE.
Está foi a segunda reunião da Associação, que escolheu a sigla da Associação, que agora passa a se chamar "ACHIRGS" e recebeu a adesão do município de Rio Grande, que esteve representada pelo seu vice-prefeito.
A Associação foi criada em 31 de março, dentro da programação do Fórum de Turismo em Jaguarão, organizada pela Prefeitura Municipal. A associação tem feito as suas reuniões tentando conciliar atividades municipais de cunho patrimonial, como foi o caso da FENADOCE na reunião de Pelotas e a disponibilidade dos agentes políticos das cidades que compõem o Plano de Ação do PAC Cidades Históricas. A itinerância das reuniões, tambem tem sido critério para que a Associação se fortaleça. Ao todo 13 cidades estão envolvidas no processo por estarem contempladas pelos projetos do PAC Cidades Históricas, mapeados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A terceira reunião está agendada para acontecer na cidade de Bagé, como atividade integrante da 3ª Semana do Patrimônio, prevista para os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2010 e terá como pontos de pauta, a escolha da direção da associação e a aprovação do estatuto que está sendo elaborado por grupo de trabalho constituido pelo coletivo da ACHIRGS.
Tambem está sendo organizada para ocorrer juntamente com a reunião da Associação, a Jornada de Educação Patrimonial, a cargo do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, tendo como foco a formação de professores da rede municipal de ensino médio e e dos alunos das universidades da cidade e região.


Pablo Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário