sábado, 26 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
Memorial para eternizar Pedro Wayne em Bagé
Na sexta-feira (18) foi discutida na Casa de Cultura em Bagé, a construção do Memorial Pedro Wayne. A reunião foi realizada na Casa de Cultura Pedro Wayne onde será alocado o Memorial. A Secretaria Municipal de Cultura recebeu em Bagé, Francisca Michelon e Maria Letícia Mazzuchi Ferreira, professoras do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultura da UFPel, que avaliaram as instalações da Casa de Cultura para que seja alocado o Memorial e os bens materiais já lá guardados. A Secretaria de Cultura foi representada na reunião por sua secretária, Roseli Safons, o Assessor Especial da Secretaria, Pablo Lisboa e a diretora da Casa de Cultura, Carmem Barros. Ainda participou da reunião, o neto de Pedro Wayne, Tom Berta Wayne, que está disposto a disponibilizar ao Memorial, outros objetos pessoais do escritor, bem como outras publicações.
A avaliação das professoras Michelon e Ferreira, foi positiva. "Será necessário, fazer uma expografia arrojada, talvez com fotos maximizadas nas paredes e configurar um ambiente com os móveis do quarto do artista" comentou Michelon. A idéia da secretária Safons, "é de referenciar ainda mais o escritor Pedro Wayne, como um ícone cultural municipal tendo destaque a sua história nos 200 anos de Bagé" que serão comemorados durante o ano de 2011. Ferreira resaltou que no bicentenário da cidade, seria viável que fossem realizadas duas exposições. Uma intitulada "Bagé em Pelotas", onde as obras de Pedro Wayne seriam apresentadas do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - MALG em Pelotas, e outra, intitulada "Pelotas em Bagé", onde a Casa de Cultura Pedro Wayne apresentaria as obras de Leopoldo Gotuzzo.
Na Foto da esq. para dir. (Roseli SAFONS, Pablo Lisboa, Tom Berta Wayne, Carmen Barros e Letícia Muzzuchi Ferreira.)
foto de Francisca Michelon
quinta-feira, 17 de junho de 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Reunião da Associação de Cidades Históricas em Pelotas
A Associação de Cidades Históricas do Rio Grande do Sul, reuniu-se em Pelotas no último dia 28 de maio (sexta) no salão nobre da Prefeitura Municipal com a presença dos prefeitos de Bagé, Luís Eduardo Colombo - Dudu, e de Jaguarão, Cláudio Martins. Do vice-prefeito de Rio Grande, Adinelson Troca, da secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita de Oliveira e de representantes das cidades de Piratini e Caçapava do Sul. O secretário de Turismo de Pelotas, Marcelo Mazza, foi o articulador desta segunda reunião que contou ainda com representates da secretaria de Cultura do município, tendo em vista que o secretário de cultura estava participando de evento no Centro de Eventos da FENADOCE.
Está foi a segunda reunião da Associação, que escolheu a sigla da Associação, que agora passa a se chamar "ACHIRGS" e recebeu a adesão do município de Rio Grande, que esteve representada pelo seu vice-prefeito.
A Associação foi criada em 31 de março, dentro da programação do Fórum de Turismo em Jaguarão, organizada pela Prefeitura Municipal. A associação tem feito as suas reuniões tentando conciliar atividades municipais de cunho patrimonial, como foi o caso da FENADOCE na reunião de Pelotas e a disponibilidade dos agentes políticos das cidades que compõem o Plano de Ação do PAC Cidades Históricas. A itinerância das reuniões, tambem tem sido critério para que a Associação se fortaleça. Ao todo 13 cidades estão envolvidas no processo por estarem contempladas pelos projetos do PAC Cidades Históricas, mapeados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A terceira reunião está agendada para acontecer na cidade de Bagé, como atividade integrante da 3ª Semana do Patrimônio, prevista para os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2010 e terá como pontos de pauta, a escolha da direção da associação e a aprovação do estatuto que está sendo elaborado por grupo de trabalho constituido pelo coletivo da ACHIRGS.
Tambem está sendo organizada para ocorrer juntamente com a reunião da Associação, a Jornada de Educação Patrimonial, a cargo do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, tendo como foco a formação de professores da rede municipal de ensino médio e e dos alunos das universidades da cidade e região.
Pablo Lisboa
Assinar:
Postagens (Atom)